segunda-feira, outubro 08, 2007

Homenagem ao Ex-Presidente Emílio Garrastazu Médici


JÁ QUE A CORJA QUE SE ENCONTRA NO PODER HOJE PREFERE HOMENAGEAR O GUERRILHEIRO E ASSASSINO CHE GUEVARA, NÓS, CIDADÃOS DE BEM HOMEAGEAREMOS OS GRANDES HOMENS QUE JÁ ESTIVERAM NO PODER E REALMENTE FIZERAM O BRASIL CRESCER

HOMENAGEM AOS 22 ANOS DE FALECIMENTO

GAL. EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI

Mandato: 30 de outubro de 1969 até15 de março de 1974
Vice-presidente:
Augusto Rademaker
Data de nascimento:
4 de dezembro de 1905
Local de nascimento:
Bagé (RS)
Data da morte:
9 de outubro de 1985
Local da morte:
Rio de Janeiro (RJ)
Primeira-dama: Scyla Gaffré Nogueira
Partido político:
ARENA
Profissão: M
ilitar
General Emílio Garrastazu Médici, 28º presidente do Brasil.

Filho de mãe uruguaia de ascendência basca, da cidade de
Paysandú e neto de um combatente maragato, estudou no Colégio Militar de Porto Alegre. Formando-se oficial na Escola Militar de Realengo (1924-1927). Foi a favor da Revolução de 30 e contra a posse de Goulart em 1961. Em abril de 1964 era o Comandante da Academia Militar de Agulhas Negras. Posteriormente foi nomeado adido militar nos Estados Unidos e, em 1967 sucedeu a Golbery do Couto e Silva na chefia do SNI. Em 1969, foi nomeado comandante do III Exército.O general Medici governou o país durante o regime militar, sendo o seu governo conhecido como os anos de chumbo da ditadura, devido à repressão promovida à oposição durante seu governo.
Já na versão dos partidários de Médici, que obtiveram maciça vitória eleitoral em 1970 e 1972, Médici livrou o país da guerrilha comunista e do terrorismo.
Foi o período durante o qual o país viveu o chamado "Milagre Brasileiro": crescimento econômico e projetos como a Transamazônica e a Ponte Rio-Niterói foram a tônica daquele período.
No seu governo concluiu-se o acordo com o Paraguai para construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, até hoje (2007) a hidrelétrica de maior potência instalada do mundo. Foi também executado o Plano de Integração Nacional (PIN), que permitiu a construção das rodovias Santarém-Cuiabá, Perimetral Norte e da ponte Rio-Niterói. No campo social, foi criado o Plano de Intergração Social (PIS) e o Programa de Assistência Rural (PRORURAL), ligado ao FUNRURAL, que previa benefícios de aposentadoria e o aumento dos serviços de saúde até então concedidos aos trabalhadores rurais.
A euforia provocada pela conquista da
Copa do Mundo de futebol (Médici dizia-se torcedor do Grêmio), em 1970 conviveu com a repressão velada ou explícita aos opositores do regime, notadamente os ativistas de orientação comunista.
Ao se retirar da Presidência da República, abandonou a vida pública. Declarou-se contrário à anistia política assinada pelo presidente João Figueiredo (que havia sido chefe da Casa Militar durante seu governo).
Citação:

"Sinto-me feliz todas as noites quando ligo a televisão para assistir ao jornal. Enquanto as notícias dão conta de greves, agitações, atentados e conflitos em várias partes do mundo, o Brasil marcha em paz, rumo ao desenvolvimento. É como se eu tomasse um tranqüilizante após um dia de trabalho."
Emílio Garrastazu Médici